quinta-feira, maio 04, 2006

O Cri-crítico
Les Poupées Russes (Bonecas Russas - França/Inglaterra 2005)


Dizem que eu só gosto de filme iraniano. Não é verdade. O que me cansa são os enlatados americanos, que funcionam apenas como passatempo pois seguem uma fórmula conhecida e são previsíveis demais para gerar qualquer emoção nova.
Gosto mesmo dos filmes alternativos, daqueles que geralmente não passam nos cinemas mais arrumadinhos da cidade. Aliás, que são os mais caros e que vendem o composto pipoca-refrigerante mais inflacionado do mundo. Mas isso não vem ao caso. Ainda assim, sou muito mais Almodóvar do que Spielberg.
Fui ver ontem o "Bonecas Russas", do diretor Cédric Klapisch, no Unibanco Arteplex (Shopping Crystal). Fiquei impressionado com a ausência de gente no cinema, que passou por uma reforma recente e não é de todo mau. A tela é menor e fica mais alta, pois a disposição dos assentos não é em anfiteatro. Mas os assentos são confortáveis e o som é bom. Mas isso também não vem ao caso.
O caso é o filme. Um pouco confuso no começo, Bonecas Russas engata quando se tem uma melhor percepção do que se trata e prende a atenção até o final. Fiquei sabendo hoje que é a continuação do filme "Albergue Espanhol", que mostra a vida de um grupo de amigos de países diferentes que estudam durante um ano em Barcelona.
O personagem central é Xavier, um parisiense em busca da mulher ideal que larga um emprego convencional para se dedicar à carreira de escritor. Ele é contra clichês, mas para sobreviver passa a escrever um seriado repleto deles, para desespero da ex-namorada Martine, interpretada por Audrey Tautou (de Amélie Poulain). Xavier passa também a ser ghostwriter de celebridades que querem uma autobiografia mas não sabem escrever.
No geral, o filme agrada e muito, deixando muitas vezes um sorriso estampado no rosto pelo cuidado com os detalhes e as surpresas da história. O nome do filme faz sentido na parte final, quando um dos amigos (um inglês que se apaixona por uma bailarina russa) resolve se casar em São Petesburgo, reunindo novamente toda a trupe.

Nenhum comentário: