sábado, agosto 26, 2006

"Da Lama Ao Caos, Do Caos À Lama"
ou
"Viagem De Férias Seguida De Um Transplante De Fígado" - em 3 movimentos.




Segundo Movimento - Lençóis Maranhenses

Não, esses lençóis não servem para fazer enxoval e não são feitos por um tal de seu Luís, mas prepare-se para ouvir essa piada um zilhão de vezes quando voltar. A mais ou menos 250 km de São Luís, os Lençóis Maranhenses fazem parte de um gigantesco parque nacional protegido pelo Ibama (confira no Google Earth). Uma boa definição do lugar foi feita certa vez pelo Xarape: "é outro planeta". Só estando lá para entender. Dica: leve máquina fotográfica ou arrependa-se para sempre, leve protetor solar ou idem ao item anterior e, por último, aliás, por primeiro, faça o passeio por meio de uma agência de turismo. Você vai em grupo, faz novas amizades e não se perde nas intermináveis dunas. Ok, só sendo uma anta para tanto, mas vai saber, né. Dica 2: compre o pacote completo, fique dois dias e faça também o passeio de barco pelo Rio Preguiças. Aviso: as dunas são lindas, já o município de Barreirinhas (onde você se hospeda) é um lixo, uma vila de pescadores sem estrutura turística. Aí você vai perceber o que a falta de vontade política + família Sarney - investimento em educação são capazes de fazer a um lugar tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Dica final: vá estressado, de cabeça cheia e mal humorado. Tudo isso sai na água já no primeiro mergulho, acredite em mim.
Bom passeio.

A seguir: Serra gaúcha.

sexta-feira, agosto 25, 2006

No Fun



Acho engraçado tanta gente achar isso daqui engraçado. A piada é fraca, previsível, longa, modorrenta e chulé. Apresenta alguns micro-lampejos de inspiração e interpretação, e é só. Mas pelas reações e retransmissões, até parece que esses caras (que até podem ter graça, mas não neste infeliz exemplo) reinventaram a comédia e/ou o humor com tal quadro banal.

Pelo jeito, falta mesmo graça na vida e na web (e não, as duas coisas não são a mesma coisa), a ponto de tanta gente conseguir se divertir com tão pouco.

E se tudo isso tem um lado bom, esse lado bom é saber que o mesmo YouTube que tem disseminado tais besteiras também reserva coisas realmente engraçadas, inteligentes, inusitadas e coisa e tal, tal qual isso, isso, isso, isso (legendado) e mais isso (na verdade, dá vontade de colocar tudo que esses caras já fizeram na vida), além disso, disso, disso, disso e disso. E até homenagens tipo isso, montagens espertas tipo isso e coisas antigas nacionais tipo isso e isso (do tempo em que esses caras também tinham graça) e mais isso, isso e até (e por quê não?) trasheirices como isso ou isso. Ufa!

Finalmente, veja isso (versão integral) ou isso (versão global). Também não tem graça (ou tem?), mas entrou porque teve gente que não viu e comentou, no almoço de horas atrás, que não viu, mas gostaria de ter visto.

P.S. - Só porque a gente se comprometeu a não fazer posts só de links, esse post deve ter batido o recorde de links em toda história do Meditabundas.
Esta porra vai voltar a ser o que era


Foi decidido em reunião de cúpula (cu só tem acento quando é proparoxítona) hoje que este blog voltará a ser o bom e velho Meditabundas. Chega de ficar copiando links e colando textos que algum outro imbecil já escreveu. Isso qualquer adolescente babão e "q fala acim falow? huahahuhauha" pode fazer. Então vamos voltar a postar coisas boas, frescas (ui!) e originais. Textos, contos, séries, mentiras, enfim, vamos voltar a ser o que era o Meditabundas antes. Quem não estiver a fim que se foda. Que vá postar batatas em outro blog. O Meditabundas tem que ser original, tem que ser referência e não servir de estacionamento de referências como tem sido ultimamente.
Ficou decidido em reunião de diretoria (foto - os outros macacos não foram), regada a muita costela e a diversas saideiras que isso vai mudar. Daqui pra frente, quem postar links ou textos de outrem terá que se explicar ao Conselho e pagar mais uma rodada de saideiras para todo o staff, ou conquistar mais de 1600 comentários para o seu post.
Enfim, o Meditabundas, a pedidos de muitos leitores indignados, vai voltar a ser o bom e velho Meditabundas, duas vezes blog of note e em breve o blog mais comentado de Plutão. Era isso. Obrigado pela preferência e volte sempre.
Citando (e adaptando) Chico Science: "Uma(s) cerveja(s) durante o almoço é muito bom pra ficar pensando melhor".

quinta-feira, agosto 24, 2006


Pinto-bomba
A história é verídica e aconteceu esta semana. Um sujeito de 29 anos ia embarcar com a mãe para uma viagem de avião. Ao passar pelo raio-x, os fiscais ficaram intrigados com o desenho de um objeto que ele levava na mala e pediram para que ele a abrisse. Para não chocar a mãe e evitar maiores constrangimentos (o que ele levava na mala era um extensor de pênis), o gênio disse que estava levando uma bomba. Por mais que ele tenha sido mal-interpretado (o troço não deixa de ser uma bomba), você pode imaginar a merda que deu. Além de provocar uma situação altamente embaraçosa e virar motivo de chacota do aeroporto inteiro, o cara ainda pode pegar 3 anos de prisão.
Política no Meditabundas

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
(Arnaldo Jabor)

O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor, "explicáveis" demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola.

A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira.

Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, claro que não esquecemos a supressão, a proibiçãoda verdade durante a ditadura, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada, broxa.

Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos. Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo.

Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz. Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata.

Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão na bunda.

A verdade se encolhe, humilhada, num canto.

E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", suacondição de cúmplice e comandante em "vítima". E a população ignorante engole tudo.


Como é possível isso?

Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF. Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo. Sei que este é um artigo óbvio, inútil, mas tem de ser escrito....

Está havendo uma desmoralização do pensamento. Deprimo-me: "Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?". A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio, tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo .

A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos! Pior: que os fatos não são nada - só valem as versões, as manipulações.

No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, grotesca mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.

Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da República. São verdades cristalinas, com sol a pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de "gafe". Lulo-petistas clamam: "Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT? Como ousaram ser honestos?".

Sempre que a verdade eclode, reagem. Quando um juiz condena rápido, é chamado de "exibicionista". Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão, a família Sarney reagiu ofendida com a falta de "finesse" do governo de FHC, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando...

Mas agora é diferente. As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para coonestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte. Toda a complexidade rica do país será uma massa de palavras de ordem, de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o populismo e o simplismo. Lula será eleito
por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em "a favor" do povo e "contra", recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o "sim" e o "não", teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição mundo x Brasil, nacional x internacional.

A esquematização dos conceitos, o empobrecimento da linguagem visa à formação de um novo ethos político no país, que favoreça o voluntarismo e legitime o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.

Assim como vivemos (por sorte...) há três anos sem governo algum, apenas vogando ao vento da bonança financeira mundial, só espero que a consolidação da economia brasileira resista ao cerco político-ideológico de dogmas boçais e impeça a desconstrução antidemocrática.

As coisas são mais democráticas que os homens.

Alguns otimistas dizem:

"Não... este maremoto de mentiras nos dará uma fome de verdades!".

Não creio. Vamos ficar viciados na mentira corrente, vamos falar por antônimos.

Ficaremos mais cínicos, mais egoístas, mais burros.

O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensaram.

A mentira será verdade, e a novi-língua estará consagrada.
Extra! Extra! Extra!



TIM Festival em Curitiba! É Nação Zumbi, DJ Shadow, Patti Smith, Yeah Yeah Yeahs e Beastie Boys na área! Tudo bem que 31 de outubro é uma terça-feira, mas qsf: Pedreira Paulo Leminski, cá vou eu!

P.S.: Dica da Mi. ; )

terça-feira, agosto 22, 2006

"Da Lama Ao Caos, Do Caos À Lama"
ou
"Viagem De Férias Seguida De Um Transplante De Fígado" - em 3 movimentos.




Primeiro movimento - Saint Louis of Marañon

Quer uma dica bacanuda de viagem? Conheça o Maranhão. Mais especificamente, São Luís do Maranhão. Mais especificamente ainda, São Luís do Maranhão + um pulo até os Lençóis Maranhenses.
Chegando em São Luís, esqueça os azulejos portugueses, o Bumba meu Boi e a Roseana Sarney. A principal atração turística chama-se Mário (que Mário?). O Mário é o tipo de pessoa absolutamente errada na concepção, porém absolutamente correta no caráter. Amigo como poucos, conhece todos os bares e cachaças da região - e conhece por degustação mesmo. Vá com tempo e disposição, porque há muito o que fazer. Dica importante: durma nos intervalos disponíveis, porque o Mário não dorme. No máximo, desliga e fica ali, em stand by, esperando uma freqüência de voz para ativá-lo. E a pilha dura, pode ter certeza. Não é à toa que a gente fez o melhor circuito cerveja-praia-cerveja-ostra-arroz-de-cuxá-cerveja-reggae-pinga-cerveja de todos os tempos. Via sacra obrigatória: visite o Projeto Reviver, veja o Tambor de Crioula e tome Guaraná Jesus, este último seguido de uma Coca-Cola bem gelada pra tirar o gosto. Melhor época para ir: verão, ou seja, entre Janeiro e Dezembro. Boa viagem.

A seguir: Lençóis Maranhenses.
Um pouco de Nina Simone



Este clipe foi produzido em stop-motion pelo estúdio Aardman Animations, o mesmo que fez Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit. E a Nina é clássica, mítica, uma diva incomparável.

Sobre a música, "My baby just cares for me" foi escrita em 1930, para o musical "Whoopee". Entrou no repertório de Frank Sinatra em 1950 e foi incluída de última hora na primeira sessão de gravação de Nina Simone, em 1957. Mas a faixa só virou um hit mesmo em 1987, quando foi o tema de um comercial inglês do Channel nº 5. O sucesso criou uma grande demanda para shows de Nina na Europa, onde sempre foi mais reconhecida do que em seu país, os EUA.