sexta-feira, junho 09, 2006

(É tempo de Copa. Por isso aproveito para resgatar um velho texto meu, originalmente publicado no Mega-Zine - o que é Mega-Zine?, nos idos de 1994.)

Histórias De Todas As Copas



Pum! O Grande Momento Do Futebol

A história de hoje é lendária. Foi na Copa de 1919 - a primeira transmitida pela TV. Eu era correspondente psicográfico e escrevia, na época, para a seção de esportes do Mega-Zine.
Nossa seleção, naqueles bons tempos, contava com alguns ídolos da Geração de Prata, como Renan e Montanaro, além do inesquecível Figueiredo (me esqueçam!), Mané Mané, Miguel das Cana e o fantástico Peidorrilho.
Peidorrilho era o artilheiro do Brasil e respondia por este simpático apelido porque seu arranque e velocidade fenomenais tinham um motivo bem claro: o seu peido supersônico. Quando aquele neguinho magro e esquálido peidava, não tinha beque que segurasse - e era golo na certa!
Foi assim que passamos pela Zâmbia, Slâmbia e Sbórnia nas oitavas. No quadrangular octagonal decisivo, no jogo que se tornaria clássico contra a fortíssima equipe da Groelândia, o neguinho decidiu se preparar pra valer.
Antes do jogo, no almoço, Peidorrilho traçou uma feijoada, uma panela de pinhão, vinte ovos cozidos, trinta rolmóps, uma salada de cebola e uma cachacinha pra tirar o bafo.
E o jogo começa. Primeira bola passada para Peidorrilho e o nosso garoto de ouro se concentra para um peido nunca antes documentado nos anais da história do futebol. E veio o peido, num PRONNNGPRUUURF memorável. Só que o neguinho exagerou na dose, cagando-se nos calções azuis celestes do nosso selecionado. A coisa fedeu e começou a pingar e escorrer pelas pernas. O juiz expulsou Peidorrilho por falta de decoro em público, embora muitos ainda achem, eu inclusive, que foi apenas uma falta de controle do esfíncter, coisa pra cartão amarelo...
Mas nosso artilheiro foi mesmo expulso e assim perdemos a Copa!
No próximo "Histórias de Todas as Copas", a saga de Jeremias Jerimum, o goleiro maneta da Copa de 51, no Kilimanjaro.

Nenhum comentário: